17 de jan. de 2016

Gestantes e Gatos

Oi tudo bem? Aqui é a Naty

Hoje falaremos sobre os gatos e a gestação.
Quando uma mulher engravida e tem gatos a primeira coisa que as pessoas perguntam é o que fará com o bichano? Muitas pessoas tem medo de doenças que o gato pode transmitir a gestante. Por exemplo a toxoplasmose, que se adquirida durante a gestação pode causar sérios danos neurológicos no bebe, e até mesmo o aborto.

Pra começo de conversa o que é a toxoplasmose?
Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma Gondii. E pode ser encontrado nas fezes dos gatos.
Mas os gatos só transmitem a doença se forem infectados, por exemplo ao comer roedores, passarinhos ou qualquer animal infectado. E para gravida ser infectada, seria as fezes entrando em contato com a boca. Por isso se deve evitar limpar  a caixa de areia do gato, ou se for limpar usar sempre luvas. E por via das duvidas um simples exame no bichano pode detectar se ele tem ou não.

Porém, por mais que as pessoas atribuam a doença ao gato, ela é frequentemente transmitida por outros meios do que pelo próprio bichano.
Ela pode ser transmitida através da ingestão de carne contaminada, crua ou mal cozida.
Por vegetais ou frutas mal mal higienizadas que tiveram contato com algo contaminado.
E até por água contaminada.  Então todo cuidado é pouco, tenham sempre cuidado com a higiene da mãos dos utensílios e dos alimentos.

Existe muita informação errada por ai e isso acaba em muitos abandonos de animais durante a gestação, então antes de qualquer coisa pesquise bastante, pergunte ao seu médico.
E JAMAIS abandone um animal que sempre esteve ao seu lado de dando amor. Com certeza com o novo integrante na família o amor só se multiplicará.



Nenhum comentário:

Postar um comentário