17 de jan. de 2016

Microcefalia, Zica Vírus, Repelentes

Oi tudo bem? Eu sou a Naty

Hoje vamos falar sobre esse vírus que vem colocando medo em muitas futuras mamãe não é mesmo?

O que é a microcefalia ?
A microcefalia é uma condição rara em que o bebe nasce com o cranio menor que o normal, com 32 cm ou menos, o esperado para um bebe com 9 meses é que tenha pelo menos 34 cm.

O bebe pode contrair o vírus em qualquer mês gestacional ?
Sim o bebe pode contrair o vírus em qualquer fase da gestação, mas o risco é maior no primeiro trimestre na gravidez do primeiro ao quarto mês, porque o bebe ainda esta em formação então o comprometimento da parte neurológica é maior e pode causar até mesmo um aborto. Então cuidado redobrado.

Tem vacina contra o vírus ?
Infelizmente não tem uma vacina contra o zica vírus. Conforme uma matéria publicada pelo site do
G1 o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde uma vacina contra esse vírus pode demorar em torno de 10 anos para ser feita, o tempo é longo pois os estudos clínicos são demorados.

Então como se prevenir ?
Temos que começar pelo quintal de casa tirando o foco do mosquito, baldes, pneus vasos de plantas. Qualquer coisa que tenha água parada. Pois não adianta só usar repelente se o foco para o mosquito ainda estiver lá. O problema são os vizinhos se conscientizar sobre isso não é? Segundo usando repelentes, os mais indicados para gestantes são os que contenham dietiltoluamida (DEET) com concentração de 15% em sua composição para adultos como o OFF Family e Repelex , IR3535 ele é seguro tanto para gestantes quanto para bebes de seis a dois anos como a loção antimosquito Johnson's e Icaridin , que é o produto com período de ação mais prolongada como o Exposis.
E por ultimo use sempre blusas de mangas longas e calças e use repelente nas partes expostas e por cima da roupa. Use por no máximo 3 vezes ao dia , e coloque telas de proteção nas janelas, cuidados nunca são demais não é?

Quais os sintomas do vírus?
Febre baixa entre 37 e 38 graus. Dores nas articulações como mãos e pés e talvez ate inchaço. Dor muscular, Dores de cabeça e atras dos olhos e Erupções cutâneas acompanhadas de coceiras, podem afetar rosto e tronco ou até mesmo mãos e pés.

Eu ja substitui meu creme de hidratação e perfume por repelentes, pois não quero que bebe tenha qualquer doença . Mamães não deixem de se prevenir também , e qualquer sintoma procure imediatamente um hospital.

Um super beijo, e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário